sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

[Resenha] Boneca de Ossos, de Holly Black

(Um beijo pra Tay, que me emprestou o livro <3) Poppy, Zach e Alice são melhores amigos desde sempre, e estão sempre brincando de faz de conta, mesmo já tendo 12 anos. Tal faz de conta é muito bem elaborado pelos jovens, contando com cenários como o Mar Mais Negro e os Morros Prateados, e personagens como William, o pirata, Lady Jaye e a Rainha, uma boneca feita de porcelana e -surpresa- ossos.
O pai de Zach, querendo que o moço "cresça", deixa-o sem escolha quando joga seus brinquedos fora, fazendo com que Zach abandone a brincadeira sem poder explicar para Alice e Poppy o verdadeiro motivo por trás disso.
Mas a brincadeira não para por aí; Poppy e Alice aparecem na casa de Zach na madrugada de uma sexta feira, carregando a boneca de ossos, e afirmando que a mesma abriga o espírito de Eleanor, uma garota assassinada cujos ossos e cabelo foram usados na criação da boneca por seu pai, um artista famoso. Poppy afirma saber de tudo isso por meio de Eleanor lhe contou tudo em seus sonhos. A boneca - também conhecida como Rainha - ainda diz que se eles não a enterrarem no túmulo vazio de Eleanor, a mesma não vai parar de atormentá-los.
Com tudo planejado previamente ao encontro com Zach, Poppy diz que o túmulo está em um cemitério na cidade de East Liverpool, a localização só seria revelado pela boneca mais tarde. Os três, então, partem nesta última jornada... Já sabemos que tudo dá errado e eles se encrencam muito, certo? Bem, saber o que mais acontece fica por conta de vocês.
O único ponto negativo deste livro, pra mim, é a falta do tão anunciado terror. Vejam bem, o livro é ótimo, sim. Mas... faltou algo para mim, eu realmente fui levado a acreditar que esta seria uma trama macabra e muito misteriosa (me descobri recentemente fã desse gênero), e o comentario de Jeff Kinney (Diário de um Banana) só aumentou minha ansieade para devorar esse livro; "Ninguém é mais assustador do que Holly Black. Boneca de Ossos vai fazer dormir com a luz acesa." Não fez. Fiquei esperando pelo momento onde eu me desespero e fico assustado a ponto de colocar o livro no congelador (se é que você me entende), mas quando percebi, havia acabado o livro e nada do tal momento...
Enfim, parece até que não gostei do livro, mas eu adorei, sério! Muito bem escrito (pontos para Holly), com algumas ilustrações lindas de se ver (pontos para Eliza Wheeler), e uma capa que eu achei maravilhosa (mais pontos para Eliza, e outros para Sonia Changhatzbanian, tenho quase certeza que errei o nome), a trama é bem desenvolvida (apesar de desprovida de terror, o que eu aguardava muito), e possui, sim, um quê de mistério. Além de tratar, em segundo plano, de assuntos delicados, como crescer e mudar; virar "adulto", mudar os gostos, mudar a personalidade, se afastar de amigos que antes eram indispensáveis (confesso até que, ao ler algumas partes, lembrei de amigos com quem não tenho mais contato). Foi eleito até O Melhor Livro Para Adolescentes pela Medalha Newbery Honor.
Resta descobrir se a boneca realmente abriga o espírito de Eleonor, ou se foi tudo parte de um plano arquitetado por Poppy, afim de impedir que seus amigos se afastassem dela...

Um comentário:

  1. Adorei o texto. E realmente a promessa de um terror foi o ponto crucial na compra do livro.

    ResponderExcluir

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo