quarta-feira, 20 de julho de 2011

Resenha "A Irmã de Ana Bolena"


"Nunca obedeço ao meu desejo, nunca o consulto - disse George implacável - Coloquei minha família em primeiro lugar, o que me custa uma pulsação do meu coração a cada dia de minha vida. Não faço nada que possa causar a Ana um constrangimento. Nós, os Howard, não temos direito ao amor. Antes de mais nada, somos cortesãos. Nossa vida é na corte. E o amor verdadeiro não tem lugar na corte." -Pág. 411

O livro acompanha a história da famosa Ana Bolena e sua conquista do rei Henrique VIII, na época em que os Tudor dominavam a Inglaterra. É um relato em primeira pessoa sob o ponto de vista de Maria Bolena, a outra garota Bolena, a mais doce entre as duas. Maria se casa com apenas 14 anos, e logo após isso, capta o interesse de Henrique sobre si mesma. Ela, assim como todos da corte, tem que fazer o que os matriarcas da família (homens) mandam e agradar ao máximo o rei, conseguindo assim muitos benefícios para os homens da família, como terras, presentes entre outros. Mas quando Maria engravida de Henrique -todos esperando que seja um menino, pois era tudo o que o rei mais queria já que sua esposa Catarina de Aragão, princesa da Espanha não conseguia manter um bebê vivo no ventre, com exceção de sua filha Mary, todos nasciam mortos- ela tem que tomar cuidado e não pode mais satisfazer o rei. Seu tio e seu pai resolvem fazer com que Ana, a irmã mais velha, seduza o rei e deixe-o pensando unicamente em sua irmã grávida. Ana, muito ambiciosa, conquista o rei e quer ele só para si.

Esse é o primeiro livro que leio de autoria de Philippa Gregory. Ela escreve de um jeito simples e prático, mas nem um pouco menos merecedor do que deveria. O que mais atrai são as reviravoltas constantes que a história dá, tudo baseado em fatos reais.


As duas irmãs, Maria e Ana, são surpreendentemente diferentes, Maria é doce e no início muito ingênua, enquanto Ana é ambiciosa e astuta. Tanto é que Maria fica dividida e
ntre o amor do rei e sua lealdade à Catarina. A rainha é uma mulher extraordinária, não tenho palavras para descrevê-la e espero ver mais disso em "A Princesa Leal" livro que fala mais sobre ela e que pretendo ler em breve. Outro personagem que cativa bastante é George Bolena, irmão de Ana e Maria, ele é divertido e interessante. Contudo, seguindo a "tradição" dos Bolena, esconde um segredo considerado terrível pela sociedade do século XVI.

O filme, intitulado "A Outra" falha absurdamente como adaptação, desde a ordem de como as coisas acontecem até a personalidade dos personagens. Recomendo-o sim, mas para vê-lo como filme solo, como se não fosse adaptado do livro. É estrelado por Eric Bana, como o rei Henrique VIII, Natalie Portman interpreta Ana Bolena e Scarlet Johansson como Maria Bolena.
<- Trailer do filme

Um comentário:

  1. Assisti recentemente ao filme e adorei, mas nem sabia que era adaptação!
    Fiquei morrendo de vontade de ler o livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo