terça-feira, 9 de agosto de 2011

Um homem bom


A história de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que desafiou o ditador Salazar, salvou milhares de vidas do holocausto e viveu seus últimos dias na miséria.
Rui Afonso

O Oskar Schindler português.
Historiadores afirmam que Aristides Sousa Mendes pode ter sido responsável pela maior ação de salvamento por um único indivíduo durante o Holocausto.
Quando a França foi invadida pela Alemanha nazista em maio de 1940, o cônsul português em Bordeaux, Aristides de Sousa Mendes, viu-se perante um doloroso dilema: cumprir as ordens do ditador português Antônio de Oliveira Salazar, negando vistos para Portugal aos refugiados que os solicitavam, ou seguir os imperativos da sua consciência, autorizando os vistos que significavam a diferença entre a vida e a morte para milhares de pessoas, sobretudo judeus.  O cônsul seguiu o caminho mais difícil: o da sua consciência. Mas nem todos viram as ações de Souza Mendes como atos de heroísmo. Salazar nunca o perdoou. E a tragédia que se abateu sobre o diplomata e sua família foi o preço que Sousa Mendes teve que pagar por sua coragem. Conheça a história real desse herói da humanidade, motivo de orgulho para todo o mundo.


 FICHA TÉCNICA
ISBN: 978-85-7734-186-3
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 400
Gênero: Memória
R$ 48,00



2 comentários:

  1. Gostei muito. Sou suspeita pela preferência já que sou louca por Historia. Esse é até o curso que irei fazer... Será muito interessante saber de mais detalhes sobre essa época que o mundo enfrentou. Gostei muito da resenha...

    http://jpabline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muito bom, mas acho que não me interessei pra ler...
    Além de não ser muito fã de história, essa parte em especial não me agrada muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo