sábado, 5 de março de 2016

[Resenha] Águas Turvas, de Helder Caldeira

Bom, digo logo de cara que o livro é bem diferente do que eu estava esperando! Vejam bem, todas as sinopses e resenhas que vi por aí sempre falavam, basicamente, a mesma coisa. Aquele plot (nem tão) típico de "garoto encontra garoto, garotos se apaixonam, garotos ficam juntos". Já fiquem sabendo que isso não é nem a ponta do iceberg.
Há, sim, um romance entre Justin Thompson e Gabreil Campos... Mas os dois são apenas parte do núcleo principal; não OS principais, como fui levado a acreditar.
Se eu fosse criar uma sinopse pra esse livro, ela seria algo do tipo: "Imagine uma família perfeita. A mãe é dedicada e todos a adoram, o pai é trabalhador e se sacrificou durante toda sua vida para criar seus filhos, cada um dos três filhos é perfeito, cada um com seus méritos e qualidades de dar orgulho a qualquer pai! Bem... Agora apaguem essa imagem, porque isso não é o que você vai encontrar aqui."
Deu pra entender a sacada central? Não? Aqui vai: A trama foca numa família, Os Thompsons; Cathy, a mãe, Edward, o pai, Ethan, Justin e Nicole, os filhos. Há também Helen, esposa de Ethan, a irmã de Edward, Mildred, e seu marido John. E, claro, Gabriel. Acontece, caro leitor, que cada uma dessas pessoas possui um segredo. Não, nada de Pretty Little Liars aqui, esses segredos são obscuros e pronfundos, alguns ficam claros logo no início, outros, só no desenvolver da trama, ou no final. A família até parece perfeita... Nas primeiras páginas em que aparece; depois disso (como diria Melanie Martinez), podemos ver através das cortinas, e o que vemos quebra completamente a imagem imaculada de perfeição.
(PARA EVITAR SPOILERS, AVANCE PARA O PRÓXIMO PARÁGRAFO) A mãe, quarenta anos atrás, tomou uma decisão que a afeta até hoje... E ela pode se arrepender disso. O pai tem dois esqueletos no armário, e eles estão prestes a aparecer para assombrá-lo. O filho mais velho... Esse não é  nem de longe, é o marido/filho ideal, e sua esposa não é muito diferente dele (raro caso onde os iguais se atraem, talvez?). A filha mais nova acaba se envolvendo com alguém, mas esse tal alguém é mais velho, e, para piorar, professor da moça. Gabriel, coitado, esse nem teve escolha na hora de se envolver na teia de segredos; foi sem querer mesmo, mas, o que ele descobre sobre essa família é capaz de fazer toda ela desmoronar, afetando severamente Justin, por quem passa a nutrir sentimentos. O Justin... Esse é o "herói" da trama. Não fez nada de errado, não esconde nada... O azar dele é que todos os segredos dos outros parecem afetá-lo diretamente.
Ao longo da trama, vamos descobrindo uma "teia de conexões"; tanto entre os segredos, quanto entre os personagens, que ajuda a criar um certo mistério em descobrir o que cada um esconde, e como isso afeta aqueles a sua volta. Confesso que me surpreendi, afinal, achei que estava lendo sobre um casal de rapazes, e sua jornada até ficarem juntos. Mas, como já disse acima, eles são apenas duas peças num complicado jogo de xadrez onde todos parecem predestinados a perder...
O autor soube desenvolver bem a trama, mas fiquei com ódio dele em algumas partes; muitas vezes, ele para a história num momento crucial, e joga outra cena no meio (os tão famosos cliffhangers), e são muitos! Mas, apesar disso, a leitura é deliciosa, eu mesmo devorei o livro em algumas horas. Sobre o final: encaixou certinho com a trama, ao meu ver, cada personagem teve o final que merecia... Sendo esse final triste ou feliz. Aliás, parabéns para o autor, Helder Caldeira, e a editora, Quatro Cantos, pela coragem em publicar um livro com temática LGBT num cenário onde a homofobia parece estar em "alta", precisamos de mais autores/editoras assim, no cenário nacional e no internacional, afinal, #LoveWins.
Agora é com vocês: olhem por trás das cortinas, mas cuidado com o que vão ver lá.

Um comentário:

  1. Oi Yasmin!

    Fiz uma postagem, sobre o prêmio (livros e camiseta)) que ganhei no sorteio do teu blog... Amei participar! Obrigada por tudo!

    Abraços, Iris


    http://patchworkcosturandoideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo