quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A Morte da Luz - George RR Martin

George RR Martin lançou “A Morte da Luz” em 1977, um romance de ficção cientifica que possui dois personagens principais e poucos secundários, por mais que pareça uma história simples, pode ser bem complexa visto que cada personagem tem origem e tiveram vidas diferentes.

Como quase toda ficção cientifica o drama acontece no espaço que possui diversos planetas, cada um com suas características e culturas diferentes. Mas todos os personagens da história vão se concentrar em apenas um deles, Worlorn.

Não dá para esquecer que é um romance, então a história é a seguinte: Dirk t’Larien é um homem que se apaixonou por uma moça, Gwen Delvano. Antes de partir, Gwen deixa com Dirk uma joia que emite sons e uma orientação de como encontra-la quando ela está em perigo. Sendo que a paixão entre ambos já havia fraquejado então o personagem vai à busca dela com a mentalidade de saber o que está acontecendo e dar um fim definitivo na relação, já que nunca houve um adeus.

A trama inicia com uma viagem espacial, como de costume, o narrador explica sistemas solares e planetas que lhe estão inseridos. Mas Worlorn é especial, não está em nenhum sistema solar e por isso muitos outros planetas o usaram como ambiente neutro. Havia um festival e cada civilização construiu uma cidade com características próprias para si, porém o planeta com o tempo virou um ambiente inóspito e ficou abandonado, exceto por pesquisadores.

Adivinha quem é um dos pesquisadores?! O novo esposo de Gwen, já dá para notar o triangulo amoroso. Dirk encontra Gwen e o amante, que o trata muito bem por não saber do passado amoroso dos dois. A cultura dele é muito rígida e arcaica, Martin dedica boa parte da história para explicar essa população que possui grande importância comercial e militar.

A noção do enredo já para deduzir já que Martin ainda não tinha se transformado no Martin que conhecemos. Com exceção que esse esposo é considerado liberal e avançado para a população, ele não gosta tanto de brigas. Então ele não é um grande inimigo mesmo que o livro já tenha a característica de camuflar o bem e o mal.

O grande suspense é se Dirk conseguirá ou não salvar Gwen, que também tem dúvidas qual destino quer, já que as duas opções que tem está ligada ao parceiro que escolher. O livro é cheio de perseguição, detalhes das culturas e ambientes e principalmente questionamentos, tanto entre os personagens quanto para fazer paralelos com o mundo fora das páginas.
Thiago M. Rocha

0 comentários:

Postar um comentário

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo