quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

What Happened, Miss Simone?

Nina Simone foi uma cantora conhecida por sua ousadia, potencial e despertar emoções bem profundas. Teve um papel muito importante por ser mulher negra e entrar no meio clássico da música, área que era dominada por homens, ricos e brancos.



Filme produzido pelo Netflix e retrata muito bem o rumo que a vida dela, como a música se relaciona com política, shows que tinha caráter de manifestação e letras ousadas. Apresenta diversas vezes que o sentimentalismo tinha contraste com o razão.

O documentário tem umas cenas muito boas, mostrando o talento de Nina, a trajetória que segue e com ele é possível entender o significado de algumas letras, que são comentadas por pessoas que marcaram a vida dela e presenciaram o que ela quis dizer. Quando fica com várias crises psicológicas surge a pergunta: o que aconteceu Simone? (Pelo menos eu entendi assim).



A carreira musical dela teve fases bem marcadas pela sua luta, foi militante em questões raciais e tinha uma situação em casa complicada, a pressão do oficio e conflitos familiares. Tinha um marido amava, mas tinham brigas constantes. Talvez tudo que ela passou deu um toque especial na música, pois sua voz, letras, tem uma emoção explicita, comum em cantores de soul.

Tristeza, paz, denúncia e romance são os assuntos principais das músicas, que ficou tendenciosa para o lado social depois de se envolver com vários intelectuais. Um aspecto marcante é a agressividade das suas revoltas, sendo um provável reflexo da vida de descriminações e violência que presenciou.

A história de Nina Simone é de superação e ressurgimento, nascida em uma família pobre, mudou de cidade para estudar e se dedicar a música, atingiu o auge da carreira, se afundou em dividas e crises existenciais, se reergue e segue sua carreira até morrer.

Thiago Morais Rocha

0 comentários:

Postar um comentário

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo