sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

[Resenha] A 5ª Onda, de Rick Yancey


Como prometido num post anterior sobre a adaptação cinematográfica, hoje estou trazendo  a resenha do livro A 5ª Onda, de Rick Yancey. 

Sem mais delongas, o livro trata de um mundo que se encontra num estado semelhante ao pós-acpocalítptico. A terra está sendo invadida por extraterrestres, bem diferentes desses que você acabou de pensar. Sério. Pode ir esquecendo esses seres deformados, estranhos, com antenas, mil olhos, partes animais,  pele verde e que podem ser meramente derrotados por água (indireta aqui) que se vê nos típicos filmes do gênero. Seja lá o que você imaginou sobre as características físicas dele, está errado. Os seres criados por Yancey são completamente diferentes de qualquer coisa que tem por aí, pelo menos eu nunca vi nada igual. 
Bom, talvez nem tão diferentes assim. Uma coisa sobre eles você provavelmente imaginou certo: são extremamente inteligentes. Para livrar completamente a terra de qualquer ser humano afim de tomá-la, eles elaboraram ataques geniais. Ondas:
A 1ª Onda: Apagam-se as luzes.
A 2ª Onda: Começa a arrebentação. 
A 3ª Onda: Pestilência.
A 4ª Onda: Silenciador.
A 5ª Onda: ...
Quando a gigantesca nave surgiu no céu, os humanos foram ingênuos o suficiente para achar que eles eram amigáveis. O pai de Cassie Sullivan era um deles, ela não. E ela estava certa. No 11º dia após a aproximação deles, um PEM, Pulso Eletromagnético atingiu a terra, e, para quem não sabe o que é, tal pulso é, citando o Wikipédia, "capaz de destuir equipamentos microeletrônicos sólidos, como computadores e meios de comunicação". Ou seja, esse pulso privou os humanos de qualquer equipamento eletrônico; celulares, carros, até aviões, que caíram todos ao mesmo tempo quando o PEM atingiu a terra, além de ser responsável por derrubar toda a rede elétrica mundial, deixando todos na escuridão, matando cerca de meio bilhão de pessoas. Esse ataque ficou conhecido como A Primeira Onda.
"A 1ª Onda levou meio milhão de pessoas. A 2ª Onda fez esse número parecer uma piada." - Cassie, Página 39.
Uma grande parte da população que sobreviveu à onda anterior morreu durante a segunda onda. Os "Outros" provocaram terremotos de magnitudes altíssimas, que, ao atingir as placas tectônicas que circundavam os continentes, deram origem às super ondas chamadas de tsunamis. Acontece que 40% da população se encontrava a uma distância de 90 quilômetros do litoral. 3 bilhões de pessoas. Mortas em questão de horas.
"A 1ª Onda terminou em segundos. A 2ª Onda durou um pouco mais. Cerca de um dia. A 3ª Onda? Essa durou ainda mais: 12 semanas. Doze semanas para matar... bem, papai calculou que 97% dos desafortunados sobreviveram às duas primeiras." - Cassie, Página 39.
A Terceira Onda veio para levar os que tiveram azar o suficiente para sobreviver à Segunda Onda. Os Outros liberaram na terra um vírus mortal que, de acordo com o pai de Cassie, era uma versão alterada e mais mortal do ébola. 
"O vírus se instala nos pulmões, provoca uma tosse persistente, febre, dores de cabeça. Uma dor muito forte. Você começa a cuspir gotículas de sangue repletas de vírus. O “micróbio” entra no fígado, nos rins, no cérebro. Agora eles já são bilhões dentro de você. Você se tornou uma bomba viral. E, quando explodir, vai atingir todos ao seu redor com o vírus, Eles chamam isso de dessangramento. Como ratos que fogem de um navio prestes a afundar, o vírus é expelido por todos os orifícios, A boca, o nariz, os ouvidos, o ânus, até os olhos. Você chora lágrimas de sangue, literalmente." - Cassie, Página 40.
Os poucos que sobreviveram a essa onda por possuir imunidade natural às doenças foram tolos o suficiente para achar que tudo estava acabado. "Talvez isso seja tudo, pessoal! Eles vão embora e nós só temos que limpar tudo e recomeçar!" Errado. Foi aí que A Quarta Onda atingiu. Silenciadores. Talvez o ataque mais genial de todos até então. Outros assumiram a identidade de humanos e começaram a caçá-los. Os humanos não tinham mais em quem confiar. Qualquer um podia ser um deles. Qualquer um podia matar qualquer um. O mundo agora seguia o famoso lema "Atire primeiro e pergunte depois". 
"Como livrar a terra de 7 bilhões de humanos? Tire a humanidade deles"
Agora, numa busca incansável por seu irmãozinho, Sammy, Cassie tem que sobreviver à Quarta Onda enquanto espera pela Quinta, que pode cair sobre ela a qualquer momento. No caminho ela encontra Evan, um jovem por quem ela imediatamente se sente atraída, mas também é atormentada pelo fato de não saber se pode ou não confiar nele. Os dois logo se apaixonam, mas ele insiste em manter um lado sombrio e misterioso, enquanto ela continua na dúvida sobre quem ele realmente é. Mas como podemos sobreviver, se as únicas pessoas com quem podemos contar não são confiáveis?
A escrita é ao mesmo tempo deliciosa e tensa. Cada página é ainda mais atraente que a anterior. A ansiedade dos personagens é transmitida ao leitor,  que se vê tão angustiado quanto aqueles que procuram sobreviver enquanto vivem de maneira precária, lutando uns contra os outros,  sem saber quando A Quinta Onda chegará ou como ela será. A única certeza de Cassie (não de Cassidy, nem de Cassandra, mas de Cassiopeia) é que ela virá um dia. E talvez ela seja a que vai, finalmente, eliminar os últimos humanos que lutam desesperadamente para sobreviver.

0 comentários:

Postar um comentário

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo