segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Resenha: O Circo da Noite


"Abre ao cair da noite
 Fecha ao amanhecer."

É tudo que diz o cartaz sobre um circo que apenas não estava lá ontem e hoje está, sem comerciais ou aviso que iria chegar. Le Cirque des Rêves, O Circo da Noite, guarda dentro de suas tendas atrações inimagináveis, diferente de tudo que já se viu.

Delicie-se com os sabores e aromas dentro das tendas de listras pretas e brancas, encante-se com as atrações diversas, a contorcionista tatuada, os trapezistas. E dentre encantamentos circenses há uma competição acontecendo nesse mundo mágico. Dois aprendizes de magos duelam em nome de seus egocentricos mentores, Próspero, o Mágico e o homem de terno cinza, que se permite chamar Alexander.

A cada país visitado uma nova tenda é adicionada por um dos jovens magos, Celia e Marco, tornando o desafio cada vez mais complexo, intrigante e bonito visualmente, afinal estamos falando de um circo. Como termina a competição é um mistério até para os competidores.

O sabor do livro está na expectativa; o que acontecerá com os jovens feiticeiros; como termina o desafio. O amor demonstrado pela trupe com o Circo é muito bem construído, o que nos faz amá-lo também. Interessante como julgar esse livro pela capa maravilhosamente trabalhada pela Intrínseca (como deve ficar bonito na estante, pensei) me rendeu meu livro preferido.

É o tipo de livro que se apaixona muito rapidamente ou que não se gosta nem um pouco, sem meio termo. Não há muita ação e o romance é leve, embora seja, às vezes, bem explorado. O fato de não haver continuação é um alívio e uma tristeza; tristeza pois me apeguei muito aos personagens tão independentes e fortes, sem romances possessivos; alívio pois continuações de livros perfeitos tendem a elevar expectativas e a não atende-las bem.

A autora, Erin Morgenstern, nos dá exatamente o necessário. Não há sobras de drama ou romance, a história permanece interessante do começo ao fim. Apaixonante, mágica, com aromas deliciosos e imagens deslumbrantes. Nosso amor pelo Circo cresce junto ao seu esplendor. Somos colocados dentro dele e não queremos mais sair, hipnotizados com sua simplicidade e genialidade. Porém, o cartaz é bem claro:

                                                      "Abre ao cair da noite
                                                       Fecha ao amanhecer."





Um comentário:

  1. Uau hahaha... Adoro esse tipo de livro, com um certo mistério rondando os personagens, e lendo a resenha, deu vontade de ler o livro justamente por se passar em um lugar tão inóspito como um circo. Parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo