quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Quem Teme a Morte - Nnedi Okorafor

Esse livro maravilhoso merece ser analisado por diferentes perspectivas.


História:

O drama é violento, mas não é violência livre. Há no deserto e civilizações africanas duas etnias rivais, os Okekes e os Narus, ambos são hostis com os outros desde a criação do mundo. Os Narus dominam os Okekes no Oeste, onde acontecem vários massacres, num dos ataques, uma moça é estuprada e tem uma filha.

A criança é Onyensowu, uma mestiça, não é bem aceita em nenhuma das tribos. Porém ela tem algo de diferente e especial, pode assumir formas de animais, facilidade com feitiçaria, tudo por causa de um dom dado por seus deuses. “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” É exatamente o que ela sente, mas com o passar do tempo que ela descobre a sua história e o sofrimento da mãe, o desejo repreendido por vingança é nutrido quando uma força maligna começa a persegui-la.

Se for analisar de uma forma mais antropológica, é um livro sobre crianças com passado sofrido que durante a inocência da juventude descobrem o preconceito e precisam resolver isso de alguma forma.

Escrita:

Diferente de alguns outros livros de ficção, Quem Teme a Morte é em 1° pessoa, com a Onye é um narrador personagem que conta o presente e passado. Tem a escrita bem simples de uma forma positiva, com frases curtas e toda a ideia é passada sem precisar reler.

Já que a personagem está tão próxima do leitor, a conexão com ela é muito grande e o apego começa logo no inicio e todos gostam de sofrer um pouquinho durante a leitura.

Conteúdo social:

A autora é negra e descendente de nigerianos, ou seja, uma autora que está fora dos padrões e que conseguiu fazer um livro tão bom quanto ou superior aos autores tradicionais. Os problemas sociais já podem ser discutidos desde a origem da mitologia criada, vai de escravidão, para aborto, racismo, sexismo e até mutilação genital.

É um livro bem inovador pelo ambiente que se passa, além disso os direitos autorais já foram comprados e pode haver um lançamento do filme.

Thiago Morais Rocha

0 comentários:

Postar um comentário

Viajantes

Posts Populares

Próximos lançamentos

Arquivo